Friday, June 22, 2012

Hoje é 22/06/2012... 1 ano do tri-campeonato da Libertadores !

Estava organizando minha agenda para a próxima semana quando bati o olho no calendário e percebi que hoje é 22/06, imediatamente me afastei, reclinei a cadeira, olhei para o alto e, no meio da agitação do trabalho, o mundo parou, o silêncio reinou e eu voltei no tempo com uma pergunta que fiz a mim mesmo: "O que eu estava fazendo a 1 ano atrás? "

Eu estava fazendo exatamente a mesma coisa: preparando minha agenda para a próxima semana, mas não era sexta-feira, era uma quarta-feira, véspera de feriado de Corpus Christi e faltavam poucas horas para um momento incrível: a final da Libertadores.

Imediatamente lembrei dos dias 23, 24, 25, ou seja, lembrei do sentimento de festa que tomou conta dos Santistas, muito diferente deste 22/06/12, dois dias após a eliminação na semi-final da Libertadores pelo nosso maior rival. Esse é um verdadeiro exemplo de como tudo na vida é formado por ciclos. 

Quer mais um exemplo ? 

Vejam só o que aconteceu no futebol Europeu: os dois times mais habilidosos e que enchiam os olhos de todos foram eliminados nas semi-finais da Champions por dois times com jogo burocrático e, entre os finalistas, ganhou o menos habilidoso, mas o que errou menos e que lutou e acreditou até o fim.

Quer outro ?

Quais os dois times amplamente apontados pela mídia como favoritos a levantar essa Libertadores por possuirem um futebol mais bonito e com toque de bola envolvente ? Sim, Santos e Universidad de Chile. Pois bem, os dois foram eliminados na semi-final por dois times que jogam feio, sem jogadores habilidosos mas com muita marcação e vontade de ganhar e que acreditaram até o fim.

Não quero pregar que temos de mudar nosso esquema de jogo, até porque não e isso que gostamos, quero apenas mostrar a todos que a vida é formada por ciclos, tem ano que o ataque ganha e tem ano que a defesa ganha; É como o pêndulo do relógio que, com movimentos constantes e contrastantes, mantém um equilíbrio inabalável no exercício da sua função.

Essa eliminacão inesperada não deve ser causadora de mudanças profundas, ela deve ser usada para aprendermos a sair da nossa zona de conforto e criar condições de superação, devemos fazer o que os 'times que jogam feio' fizeram: Criar antídotos, afinal, a vida é feita de ciclos responsáveis pelo equilíbrio natural das coisas: hoje está tudo fora da ordem, mas no próximo movimento do pêndulo, tudo volta ao seu lugar...

2012 começou como o ano do nosso centenário, já comemoramos o Tri-campeonato Paulista de maneira inquestionável, fazendo 12 gols nas fases finais e ainda temos 2 títulos em disputa: o Brasileirão e a Recopa, portanto é momento de respirar, jogar bola e acreditar até o fim.

Com nosso tri-paulista mostramos que a maldição do centenário só cai em time pequeno, que de vez em quando tem uns brilharecos pelo movimento do pêndulo...

No comments:

Post a Comment